NOVEMBRO AZUL: APOIE ESSA CAUSA

Esta doença causa tumores na glândula da próstata que aumentam de tamanho gradativamente e podem vir a atingir outros órgãos, por isso, sua prevenção e diagnóstico precoce são essenciais para o tratamento e cura do câncer.

O Novembro Azul é marcado mundialmente para a conscientização sobre a importância da prevenção desta doença que atinge cerca de 9 a cada 10 homens.

DADOS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

O Câncer de Próstata é mais recorrente a partir dos 50 anos, atingindo em média 6 a cada 10 homens a partir dos 60 anos. A doença é segunda maior causa de morte entre os homens, 1 homem a cada 41 falece pelo câncer de próstata.

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, entre 2020 e 2022 estão previstos 65.480 novos casos da doença no Brasil.

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

90% dos casos de Câncer de Próstata com diagnóstico precoce são curados, por isso a prevenção e diagnóstico precoce são essenciais nesta luta.

Os exames preventivos devem ser realizados anualmente por homens acima dos 50 anos e, caso haja casos da patologia na família, devem começar mais cedo, aos 40.

DR. MÁRCIO MARREIROS FALA SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

O Dr. Márcio P. Marreiros CRM 14.980, Médico Cirurgião do Instituto São José, reforça a importância da prevenção e relata:

“por ser uma doença silenciosa e por muitas vezes não apresentar sintomas, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura do Câncer de Próstata”.

Ressalta ainda o Dr. Márcio “o homem precisa estar atento durante a vida toda, desde cedo , o ano todo, não só  no mês de novembro, com mais atenção a partir dos 45 anos. É necessário deixar o tabu de lado e realizar o exame do toque retal, que é peça-chave na descoberta da doença, possibilitando a reversão dos danos por ela causados”.

O Médico Cirurgião incentiva, também, os clínicos gerais a realizarem o toque retal para garantir a acessibilidade dos homens á prevenção, que muitas vezes deixa de ser feita pela falta de especialistas.

 

Rolar para cima