ISJ ALERTA SOBRE CUIDADOS NO VERÃO

Estamos no verão e com o calor, os cuidados com a saúde redobram. O Instituto São José apresenta algumas dicas de prevenção e cuidado para tomar neste verão.

1. Mantenha-se hidratado

No verão, com calor intenso, nosso corpo transpira e exige maior ingestão de líquidos, para repor a água corporal e evitar desidratação, tome mais água.

2. Redobre o uso do protetor solar

O uso diário do protetor solar é essencial, independente da estação do ano. Contudo, no verão é necessário redobrar a atenção na proteção da pele, devido a maior incidência dos raios ultravioletas.

3. Cuidado especial com os idosos e crianças

Desidratação, insolação e queimaduras solares são mais comuns em crianças e idosos, principalmente no verão, por terem a pele mais sensível e vulnerável aos riscos que o calor intenso pode trazer.

Nessas faixas etárias deve sempre ser redobrado os cuidados, para aproveitar melhor o verão.

4. Fique atento à alimentação

No calor, nosso organismo demora mais para processar os alimentos, ficando mais vulnerável aos transtornos gastrointestinais e intoxicações alimentares, por isso, evite alimentos muito pesados e os gordurosos.

De preferencia para os alimentos mais saudáveis como saladas, legumes e frutas. Cuidado com o abuso de bebidas alcoólicas. Não esqueça dos sucos naturais de frutas, que são leves, saudáveis e mantem você hidratado.

5. Atenção à insolação

A hipertermia, mais popularmente conhecida como insolação, eleva a temperatura corporal e pode causar sudorese intensa, náuseas, dor de cabeça, tontura, confusão mental e convulsões.

Para evitar, use roupas frescas e leves, evite muito tempo ao sol, principalmente entre o meio dia ás 16:00 horas e mantenha-se sempre hidratado.

Não esqueça desses cuidados essenciais na hora de aproveitar o verão. O Instituto São José ajuda você a cuidar da sua saúde!

Rolar para cima