A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que, no Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas convivam com a doença. O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome de metabolismo, que afeta a produção de insulina pelo pâncreas e pode ter diversas causas.
Mais comumente conhecida, o Diabetes é responsável pelo alto nível de glicose (açúcar) no sangue – a hiperglicemia.
TIPOS DE DIABETES
Diabetes Mellitus Tipo 1: É caracterizada como doença Autoimune, pois o organismo do paciente que possui este tipo de diabetes ataca as células beta e não é capaz de absorver a insulina produzida pelo corpo. Representa de 5 a 10% dos casos de Diabetes.
Diabetes Mellitus Tipo 2: O tipo mais comum, representa 90% dos casos e é causada pela produção desregulada de insulina pelo corpo, seja pela produção insuficiente ou incorreta pelo organismo do portador.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO
O tratamento da Diabetes, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, depende de seu tipo e caso, podendo ser utilizado de medicamentos ou injeções de insulina e sempre acompanhados do seu medico de confiança, junto com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos.
A prevenção é recomendada para pessoas que possuem histórico familiar de DM ou que já possuam a doença. Em geral, trata-se de praticar exercícios físicos, controlar o consumo de álcool, açúcar e gorduras, manter um peso ideal, evitar fumar e controlar a pressão arterial.
COMO SABER SE SOU DIABÉTICO?
O diagnóstico pode ser realizado a partir de exames de sangue, mas caso possua desconfianças, o recomendado é realizar consultas preventivas com seu médico de confiança e ele fornecerá as orientações corretas.