A data de 27 de setembro, foi instituída pela Lei n 11.584/2007 e visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.
Elisângela de Almeida Assistente Social (CRESS 11890 – PR) do Instituto São José, comentou sobre a importância de conversar com familiares sobre esse tema tão importante “se a pessoa deseja ser doador de órgãos e tecidos, a primeira coisa é avisar a família sobre a sua vontade, para que após o falecimento, os familiares possam autorizar, por escrito, a doação”.
Neste dia o Instituto São José, realizou uma atividade, através da Comissão de Humanização do hospital, aonde foi colocada uma árvore seca desde do início da manhã no setor da recepção, e todos que por ali passaram neste dia, tiveram a oportunidade de conversar sobre o tema com a Assistente Social.
Quando perguntado se a pessoa tinha o desejo de se tornar um doador, e a resposta foi positiva, a pessoa tinha a chance de colocar um balão na cor verde na árvore simbolizando a entrega “da vida”.
“Essa é uma maneira simbólica e lúdica de expressar a importância da doação de órgãos”, finaliza a Assistente Social Elisangela.
Uma ação de toda a equipe do Instituto São José.
Apoie essa causa, seja um doador de órgãos!