Em conversa com o Dr. Hefferson Henrique da Fonseca CRM PR 46.807, médico plantonista da UTI e do pronto socorro do ISJ, comenta que “a partir do ano de 2020, com o surgimento da pandemia causada pela COVID-19 vimos popularizar o termo Saúde Mental e houve um crescimento nas consultas com queixas de problemas psicológicos associados ao pânico causado pela propagação rápida da doença, ao isolamento social, ao aumento da taxa de desemprego e, claro, ao luto devido a perda de entes queridos”.
O Dr. Heffeson também explica que “como profissional na área da saúde da comunidade, tenho observado desde então o aumento no ingresso desses pacientes ao sistema de saúde, tendo como principais queixas a insônia, a perda de produtividade laboral, dificuldade na socialização e crises recorrentes de ansiedade”.
Dr. Heffeson comenta que “a saúde mental envolve o nosso bem estar físico e social, estando essa tríade conectada e comunicada de forma que o desequilíbrio em uma área, afeta também as outras, por isso devemos tomar muito cuidado”.
O medico também orienta sobre como melhorar a saúde nessa área, “para manter nossa saúde mental, é necessário manter uma boa saúde física e social, praticando atividade física periodicamente, controlando as comorbidades, mantendo uma vida social ativa, além de ver a vida como um presente, tentando diariamente ser solidário e grato, apesar das dificuldades”.
Cuide de sua saúde mental!