Dr. Hefferson Henrique da Fonseca CRM PR 46.807, médico plantonista da UTI e do pronto socorro do Instituo São José, fala sobre o dia mundial da pneumonia.
Segundo Dr. Hefferson, “a pneumonia é uma doença que acomete os pulmões. Existem vários tipos de pneumonia: as bacterianas, causadas por bactérias; as pneumonias virais, que são causadas por vírus, como foi no caso da COVID 19; as pneumonias químicas, que podem ser causados por partículas de pó, ácidos, substâncias tóxicas voláteis ou até mesmo os ácidos produzidos pelo estômago e por último mas, não menos importante, as pneumonias fúngicas, que são causadas por fungos”.
De acordo com o médico, “as pneumonias virais podem ser altamente contagiosas, as pneumonias causadas por micobacterias também são, mas com menor capacidade de contágio, enquanto as demais, não apresentam risco. Os fatores de risco mais importantes para adquirir esta doença incluem tabagismo, abuso de álcool, uso de ar condicionado, resfriados mal curados e mudanças bruscas na temperatura”.
Dr. Hefferson orienta que “dentre as formas de prevenção estão os hábitos gerais de higiene, dando um destaque a lavagem das mãos sempre que tocarmos alguma superfície que possa estar contaminada, a fim de evitar a inoculação do agente patogênico em nossas vias aéreas. Outras medidas de prevenção são: não fumar, controle do abuso de bebidas alcoólicas, manter as vacinas em dia, controle da umidade do ar e higienização periódica dos aparelhos de ar condicionado. Nos dias atuais, todas as formas de pneumonia são tratáveis e são raros os casos de sequelas permanentes, entretanto, precisamos estar atentos aos sintomas e procurar uma unidade básica de saúde prontamente quando estes sintomas persistem”.