Hoje o Instituto São José (ISJ) celebra O Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva (DPOC). Esta data foi instituída com o objetivo de aumentar a conscientização, compartilhar conhecimentos e discutir maneiras de reduzir a carga da doença em todo o mundo.
O Médico Intensivista Coordenador da UTI Dr. Roger Gastón Borrego (CRM: 36779/PR) fala sobre as principais causas da DPOC que “são o estilo de vida, tabagismo, exposição ocupacional, produtos químicos, construção civil, asma, infecções recorrentes, e na nossa região, o uso do fogão a lenha. DPOC é uma doença extremamente prevalente em adultos, mais frequente a partir dos 50 anos”.
Dr. Roger explica que a prevenção é muito simples, “devemos evitar a exposição à fumaça do cigarro, tanto por parte dos fumantes ativos quanto dos fumantes passivos, que inalam a fumaça de forma secundária. Melhorar a qualidade do ar é de extrema importância, isso ressalta a limpeza do lugar onde nós estamos, além de praticar atividade física que é muito importante, pois assim melhoramos nossa capacidade pulmonar. “
Dentre os tipos de DPOC, as principais são o enfisema pulmonar que causa destruição e dilatação dos alvéolos e a bronquite crônica, sendo a inflamação das vias respiratórias, especialmente dos brônquios, destaca DR. Roger.
Sobre a conscientização, o Médico salienta que “a DPOC é uma doença com impacto direto na qualidade de vida do indivíduo, limitando as atividades normais de um paciente que tenha DPOC por conta mesmo da falta de ar, isso significa diminuição da qualidade do ar, internações frequentes, infecção e pneumonia”.
“Vamos tentar melhorar o estilo de vida, evitar exposição ao fumo, e a medida do possível, fazer atividade física para recuperar ou melhorar a capacidade pulmonar”, finaliza Dr. Roger.