O Janeiro Branco convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, o que vem gerando impactos preocupantes em nossa sociedade.
Em entrevista, com a Assistente Social do Instituto São José, Elisângela de Almeida (CRESS 11890), a mesma alerta que pouco se fala sobre a saúde mental. “Cuidar de si, é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com diversas situações da vida. Por isso, a família precisa ficar em alerta aos sinais de ansiedade, angústia e depressão”.
O Psicólogo do Instituto São José que atende no Projeto Vida, Rodrigo Veloso Horst (CRP 08/32129), afirma que com um profissional qualificado na área as questões encontram um rumo mais tranquilo a seguir.
“Podemos dizer de maneira simples, que a depressão é um excesso de pensamento sobre o passado e a ansiedade é um excesso de pensamento sobre o futuro. Com um profissional qualificado na área de saúde mental, suas questões encontram um rumo mais tranquilo a seguir. Elas estarão contigo, mas não atrapalhando seu dia a dia. O janeiro branco vem para alertar sobre o cuidado mental, tanto preventivo quanto aos casos que já se tem um diagnóstico”.
Além disso, o Psicólogo lembra que com a pandemia se tornou possível atender os pacientes on-line, facilitando a vida e o dia a dia corrido das pessoas. “Diversos pacientes optaram por não saírem de suas residências na pandemia que foi tão caótica e hoje entendemos que essa facilidade pode ser adquirida”. Por fim, alerta: procure ajuda de um bom profissional!
Cuide-se! Cuide de quem você ama!!