Mudanças climáticas podem trazer alguns malefícios a nossa saúde, não é mesmo?!
Convidamos a Drª Jaqueline Suzane dos Santos Rodriguez, para nos explicar mais sobre.
Segundo ela: “O Brasil vivencia um ano excepcionalmente quente em 2024, com ondas de calor se estendendo por todos os meses do ano. Todos os meses decorridos deste ano tiveram altas temperaturas, ficando acima da média histórica em relação ao período 1991-2020.
Algumas medidas estão sendo realizadas para a Redução do desmatamento, plano de transição energética e um plano safra com incentivo à produção agrícola sustentável são algumas medidas do Executivo de mitigação.
A longo prazo, se as emissões aumentarem sem controle, os cientistas temem os efeitos climáticos tão severos que podem desestabilizar governos, produzir ondas de refugiados, precipitar a sexta extinção em massa de plantas e animais na história da Terra e derreter as calotas polares, fazendo os mares subirem o suficiente para inundar a maioria das cidades litorâneas do mundo. As emissões que criam esses riscos estão acontecendo agora, levantando questões morais profundas para nossa geração.
Recentemente um novo relatório da OMM (Organização Meteorológica Mundial), vinculada à ONU (Organização das Nações Unidas), A entidade estima que haja 47% de possibilidade de que todos os anos no intervalo entre 2024 e 2028 excedam os 1,5 °C de aquecimento.”
Desta forma o calor extremo vem agravando problemas respiratórios, cardiovasculares e aumentando a incidência de doenças como a dengue. A Dra. Jaqueline recomenda beber muita água, evitar o sol nos horários mais quentes e cuidar da saúde mental para lidar com os impactos do aquecimento global.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM TRAZER ALGUNS MALEFÍCIOS A NOSSA SAÚDE, NÃO É MESMO?!
