Dia 14 de abril é marcado pelo Dia Mundial da Doença de Chagas, a fim de conscientizar profissionais de saúde e a população sobre esta doença, muitas vezes negligenciada e pouco estudada.
A Doença de Chagas é uma doença tropical causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi, que é transmitido aos humanos através de um inseto mais conhecido como bicho barbeiro. Esta doença é uma enfermidade crônica e endêmica que, segundo a organização MSF (Médicos Sem Fronteiras) afeta 21 países das Américas, chegando a quase 30 mil casos anualmente.
Os sintomas da doença podem variar de caso para caso, podendo ser leve com sintomas como febre, dores musculares e inchaço ou levar a casos mais severos onde há palpitação, mudança no ritmo cardíaco e até mesmo insuficiência cardíaca congestiva. A MSF estipula que a Doença de Chagas mate 12 mil pessoas por ano no mundo.
A Doença de Chagas não possui vacina, apenas tratamento. Para evitar a contaminação, a melhor prevenção é conhecer mais sobre a doença e assim proteger seus familiares contra os insetos transmissores.
Juntos, podemos conscientizar mais! Espalhe essa ideia, ajude a combater a Doença de Chagas.