21/06 – Dia Nacional de Controle da Asma

O Instituto São Jose entrevistou a enfermeira Hagatta C. Souza Batista (COREN 658248) que é a Coordenadora da Equipe de Enfermagem da UTI, a mesma explica que “a asma é causada por uma hipersensibilidade dos brônquios, na maioria das vezes de causa hereditária, sua fisiopatologia está relacionada à interação entre fatores genéticos e ambientais”. 

A Enfermeira Hagatta comenta que “a maioria dos pacientes com asma são tratados com dois tipos de medicações: a primeira chamada de controladora ou de manutenção, que serve para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma e a segunda chamada de medicação de alívio ou de resgate que serve para aliviar os sintomas quando houver piora da asma”. 

A enfermeira explica que “a asma não tem cura, porém tem tratamento. O tratamento engloba mudanças na qualidade de vida do paciente, associado ao tratamento com medicamentos específicos, geralmente os corticoides, para desinflamação dos brônquios e controle da doença, além de medicamentos para atenuar as crises”.

Quando se trata das medidas preventivas para que os pacientes não tenham crises com frequência, a enfermeira ressalta que “além do uso regular dos medicamentos, é importante evitar os agressores que podem provocar crises de asma, o tabagismo, e exposições ambientais juntamente com a prática de exercícios físicos que é muito importante para o paciente asmático” conclui a enfermeira. 

Aparecendo os sintomas, procure seu médico de confiança para uma boa avaliação. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima