Instituto São José alerta sobre a importância do cuidado com a pele
O Dezembro Laranja foi criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e tem como objetivo conscientizar e espalhar a importância da prevenção do câncer de pele, que é o tumor de maior incidência no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, causada pela exposição solar excessiva e sem proteção. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.
Existem alguns fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como:
– histórico familiar de câncer de pele;
– pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;
– pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada;
– exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.
O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Conhecer sua pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer sinal diferente ou anormal. Apenas com exames clínicos feitos por um médicos especializados ou uma biópsia podem diagnosticar um câncer da pele. Fique atento aos sinais:
– lesões na pele com aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
–pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
Para evitar o câncer de pele e garantir a saúde da sua pele, siga alguns cuidados como:
– evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
– use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15.
Compartilhe informação, cuide da sua pele e garanta melhor qualidade de vida!
Fontes:
Blog da Saúde
Sociedade Brasileira de Dermatologia