O INSTITUTO SÃO JOSÉ ALERTA PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

Conforme o Obstetra e Ginecologista do Instituto São José, Dr. Clairton Tosseto (CRM 19934 PR | RQE 22853), a infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença grave.

“Existem vários tipos de vírus, alguns são mais agressivos que os outros. O meio de prevenção é justamente o exame conhecido como preventivo. Atualmente temos outro exame mais moderno, que considero melhor que o de pesquisa por HPV. O exame, assim como o Papanicolau, consiste na coleta e análise de células do colo do útero e identifica, além da presença do DNA de HPV no organismo, a agressividade do vírus. Além disso, a transmissão é sexual e 50% dos pacientes podem ter HPV, é um vírus muito comum. As pessoas podem ter o vírus e não desenvolver, o organismo pode combater, mas a prevenção é muito importante” ressalta o Médico Ginecologista e Obstetra Dr. Tito.

Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), sendo curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

Mulher cuide-se!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima