INSTITUTO SÃO JOSÉ ALERTA SOBRE PREVENÇÃO NO OUTUBRO ROSA

Ginecologista Dra. Marília aborda o Câncer de Mama e a importância da prevenção.

A Ginecologista Dra. Marília Pedroso Moscal (CRM: 36.927/PR) atende pelo Instituto São José e aceitou nosso convite para debater sobre a importância da prevenção e conscientização sobre o Câncer de Mama e Câncer de colo do útero.

A prevenção ao Câncer de Mama e de colo de útero é um ato de cuidado para ser lembrado o ano todo, contudo, Outubro tornou-se marca da prevenção e conscientização sobre o assunto através da campanha Outubro Rosa, que destaca e incentiva iniciativas que promovem a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero, remontando sobre a saúde da mulher em seu todo.

Os cuidados vão desde exames preventivos aos hábitos saudáveis como: melhorias na alimentação, prática de exercícios físicos, exames periódicos e cuidados rotineiros, para melhorar a qualidade de vida da mulher.

Mesmo em tempos da pandemia da Covid-19, os cuidados com a saúde da mulher não podem diminuir. A Dra. Marília acrescenta:

“O Câncer de mama e câncer de colo de útero são doenças que, se descobertas precocemente, tem tratamento e tem cura. O exame médico, coleta de preventivo e mamografia devem ser realizados anualmente. Consulte um ginecologista”.

DADOS QUE ALERTAM

Segundo dados do Inca – Instituto Nacional do Câncer, de 2018, o câncer de mama está em primeiro lugar na causa de mortes prematuras em mulheres entre 30 e 69 anos. O Instituto prevê que, neste ano, o Brasil registre 66.280 novos casos de câncer de mama.

No Paraná, em 2019, foram registradas 993 mortes de mulheres por câncer de mama e a previsão para 2020 são de 3.470 novos casos da doença no estado.

Quanto ao câncer do colo do útero, a estimativa nacional é de 16.590 casos e, no Paraná, de 990 novos registros. O número de óbitos por essa doença, em 2019, foi de 336 mulheres.

Levantamento do estado do Paraná mostra que, até junho deste ano, já foram realizadas 92.642 mamografias e 181.674 exames de citopatológico do colo do útero. O estado conta com 184 mamógrafos no Sistema Único de Saúde (SUS) espalhados entre as 22 Regionais de Saúde.

Desde o início da pandemia da Covid-19, houve diminuição em 56% na realização de mamografias e 59% nos exames citopatológicos do colo do útero em todo o Paraná.

CUIDE-SE E PREVINA-SE

Recomenda-se a realização da mamografia de dois em dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Para mulheres fora desta faixa etária, o exame deve ser realizado em casos onde hajam sinais ou sintomas do câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros, ou em casos onde exista um histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Sobre o câncer de colo de útero, os exames devem ser realizados nas mulheres entre 25 a 64 anos que já tenham vida sexual iniciada. Os dois primeiros exames devem ter o intervalo de um ano e, caso não hajam alterações nos resultados, os próximos exames podem ser realizados de três em três anos.

Não deixe de se cuidar, independente da época do ano. Mulheres que se cuidam vencem essa luta!

Rolar para cima