MÉDICO DO INSTITUTO SÃO JOSÉ RESPONSÁVEL PELOS PACIENTES DA ENFERMARIA COVID-19 E PLANTONISTA DA UTI FALA SOBRE CUIDADOS NA PANDEMIA

Convidamos o Médico Dr. Piero Victor Deki Serur (CRM: 38322/PR) que é plantonista da UTI e Enfermaria COVID-19 do ISJ, para alertar sobre os riscos que a Covid pode trazer e os cuidados que precisamos ter durante a pandemia.

“As principais formas de cuidado são em relação ao uso de máscaras, lavagem de mãos e uso do álcool gel, pois a maior forma de contágio é respiratória.

O uso das máscaras de proteção garante o não contágio de quem usa e do próximo, por isso é importante que todos estejam usando máscaras. Segundo o Dr. Piero “O uso do álcool gel é necessário pelo contato direto e constante das vias respiratórias com as mãos, para evitar que quem esteja contaminado transmita e quem esteja livre.”

 “Na área de saúde, a máscara  faceshield é um acessório necessário por conta do contato constante com mucosas e secreções contaminadas, mas o principal cuidado individual é o uso da máscara e álcool gel.”

O ISOLAMENTO SOCIAL

O Médico Dr. Piero alerta sobre os riscos do isolamento extremo: “O Isolamento e distanciamento social evitam sim o contágio durante a pandemia, mas o isolamento extremo por muito tempo pode agravar outros problemas de saúde, como a ansiedade e a depressão”

“Ao sair de casa é importante proteger os grupos de risco, como os idosos, obesos e portadores de doenças crônicas. Por isso, quando sair de casa, respeitar o distanciamento e o uso da proteção adequada.”

OS SINTOMAS

“Os principais sintomas são em relação à falta de ar, tosse, dores no corpo e na cabeça, podendo dar febre mas não sendo tão comum, com cerca de apenas 20% dos casos com outros sintomas como febre, diarréia e dor de garganta.”

“O sintoma a ser mais notado é a falta de ar com movimentos simples e pouco exercício físico, acompanhado da tosse seca e profunda.”

ESTOU COM SINTOMAS, COMO PROCEDER?

Apresentei sintomas que não são tão comuns aos casos de covid mas ainda estou em dúvidas. O que devo fazer? O Médico Dr. Piero recomenda “Procure um Posto de Saúde em dúvida para conseguir a melhor orientação e recomendação médica adequada, se necessário o médico do Posto de Saúde encaminha para o internamento e isolamento de forma correta, em casos de baixa oximetria – quando há pouco nível de oxigenação no sangue – e apresenta chances de piora.”

CONSEQUÊNCIAS E SEQUELAS

“Estivemos acompanhando casos onde mesmo depois de semanas e em alguns casos até mesmo depois de meses, pacientes que contraíram o vírus continuam apresentando dificuldades para respirar, como consequência de sequelas no pulmão.”

“Nosso corpo possui dois anticorpos principais: o IgM e o IgG. Na fase matura do vírus, nosso corpo desenvolve anticorpos e pode estar imune durante algum tempo, mas ainda não se sabe se a imunidade pode ser permanente ou não, por isso devemos continuar nos cuidando mesmo já tido o contágio pelo vírus.”

AS FESTAS DE FIM DE ANO E OS CUIDADOS FAMILIARES

As festas de fim de ano estão chegando e os cuidados não podem ser deixados de lado. Mesmo com uma diminuição no número de casos, o vírus ainda está ativo e representa perigo, por isso, devemos estar atentos durante as festas de fim de ano, tomando os cuidados necessários e isolando pessoas que façam parte de grupos de risco, intensificando os cuidados com a lavagem das mãos, não deixando de usar a máscara de proteção.

Cuide da sua saúde e da do próximo. Proteja-se.

#TodosJuntosContraOCoronaVírus

Rolar para cima