DEZEMBRO VERMELHO

CONHEÇA A CAUSA DEZEMBRO VERMELHO

Instituto São José apoia e incentiva combate ao HIV e AIDS.

O vírus HIV é uma DST, doença sexualmente transmissível, que pode causar a AIDS como consequência.

Em 1º de dezembro de 1987 estabeleceu-se o dia internacional da luta contra a Aids e, no Brasil, dezembro é marcado pela conscientização e combate ao HIV e AIDS.

O objetivo da campanha é reforçar a importância da prevenção, cuidados e solidariedade com pessoas de soro positivo.
Segundo o Unaids, o Programa Conjunto da ONU que combate o HIV e AIDS, na última década houve um aumento de 21% nos casos da doença no Brasil, um número alarmante e preocupante.

A AIDS E O TABU

Na epidemia de AIDS nos anos 80, a AIDS tornou-se uma forma de segregação e descriminação de soro positivos, sendo excluídos e vistos como obscenos. Pela falta de informação e tratamento adequado, o preconceito era uma realidade negativa para quem sofria com a doença.

A causa dezembro vermelho busca quebrar os paradigmas de impureza que Soro positivos carregam, demonstrando que não há o que temer ou discriminar em pessoas com AIDS.

PREVENÇÃO AO VÍRUS HIV

O vírus causador da AIDS é transmitido através de mucosas e sangue infectado, por isso, pode ser evitado seguindo algumas formas de prevenção:
         – Manter relações sexuais com proteção;
         – Evitar o compartilhamento de objetos pessoais;
         – Descarte adequado de seringas, agulhas e objetos infectados;

São atos simples que podem evitar a contaminação pelo vírus.

O TRATAMENTO 

Hoje em dia, o vírus que causa a AIDS é tratado com uma terapia antirretroviral, através de um coquetel de remédios, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, desde 1996.

Compartilhe essa ideia, cuide de si mesmo para cuidar do próximo.

Rolar para cima