CELEBRAMOS A SEMANA DA ENFERMAGEM

 Nesta quarta-feira (12 de maio) foi celebrado o Dia Mundial da Enfermeira (o) e dia 20 de maio é comemorado o Dia da Técnica (o) de Enfermagem.

O Instituto São José deixa aqui a sua homenagem a  todos esses valorosos profissionais, por seus incansáveis trabalhos na recuperação da saúde de nossos pacientes. Nossa gratidão e respeito por seu profissionalismo.

 A ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para cuidar melhor dos feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem do mundo na Inglaterra, em 1860.

DIA DA ENFERMAGEM NO BRASIL

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então Presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938.

No Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio, com o Dia Internacional da Enfermagem e termina em 20 de maio, com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

As enfermeiras (os) e as Técnicas (os) de Enfermagem são como anjos da guarda. Estão sempre perto dos pacientes, vigiando e cuidado da sua saúde frágil, com amor e dedicação a Missão de ajudar a salvar vidas.

Agradecemos sua batalha diária na linha de frente ao combate contra o Corona Vírus em tempos tão difíceis que estamos vivendo, agradecemos a dedicação e a coragem de vocês para manterem-se dispostas a ajudar a todos, principalmente vocês Enfermeiras e Técnicas de Enfermagem da Família São José, nossa gratidão.

Obrigado pelo esforço e dedicação! Nossos Parabéns a todas Enfermeiras (os) e Técnicas (os) de Enfermagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima