DIA NACIONAL DO COMBATE AO FUMO: CONHEÇA ESSA CAUSA

Hoje (29) é celebrado o Dia Nacional do Combate ao fumo, data que foi instaurada no ano de 1986, através da Lei Federal 7.488, que declara 29 de agosto como uma data voltada para o controle do tabagismo como um problema de saúde coletiva.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a causa evitável mais recorrente no mundo. Além disso, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) relevam que cerca de 10% de fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em até 20 anos.

O Dia Nacional do Combate ao Fumo busca conscientizar sobre os riscos do tabaco, sendo cigarros, narguilés, palheiros e cigarros eletrônicos grandes riscos para a saúde.

Os narguilés (espécie de cachimbo de água) e os cigarros eletrônicos (também conhecidos como ‘vapes’ ou ‘pods’) têm sido moda entre os jovens, que não reconhecem o risco grave do seu uso.

O tabagismo, mesmo passivamente, traz riscos como o envelhecimento precoce, comprometimento do funcionamento do pulmão, riscos de câncer e ataque cardíaco, disfunção erétil em homens e menopausa precoce em mulheres, assim como riscos para gestantes, entre outros.

Neste ano, o INCA desenvolveu uma campanha voltada para os jovens, chamada “A melhor escolha é não fumar.”

Se você é fumante e deseja deixar este vício de lado, disque Saúde 136.

Se você não é fumante, não entre nessa, não destrua sua saúde, nem por um instante experimentando o narguilé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima