Começou no dia 1º de fevereiro a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A data visa orientar e conscientizar os jovens, disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
Várias adolescentes se confrontam com o desafio de criar um filho, muitas vezes sem suporte adequado. O risco de abandono dos estudos e entrada prematura no mercado de trabalho é elevado, assim como o risco de casamentos apressados e tentativas de aborto, aumentando a vulnerabilidade destas adolescentes a uma série de situações como o subemprego, a violência doméstica e riscos evitáveis à saúde.
Um dos mais importantes fatores de prevenção é a educação sexual. E o Instituto São José é parceiro para disseminar informações sobre medidas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. Diversos fatores ocorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo.
Discutir com todos os adolescentes sobre sexualidade, facilitar o acesso destas a informações embasadas em ciência e a métodos contraceptivos seguros e eficazes são formas de protegê-los.
Tudo tem seu tempo, gravidez na adolescência não é brincadeira!