DIA MUNDIAL DO CÂNCER: A LUTA COMEÇA NA CONSCIENTIZAÇÃO

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global que tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar as pessoas para que se mobilizem pelo controle do câncer.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. O câncer não tem uma causa única, há diversas causas externas e internas. Muitas vezes silencioso, ele é considerado um dos principais problemas de saúde pública no mundo todo.

Alguns possíveis fatores para o aumento da incidência e da mortalidade por câncer são o envelhecimento e o crescimento da população, além de fatores como tabagismo, alcoolismo e obesidade.

A prevenção do câncer engloba duas etapas: além de manter hábitos saudáveis e evitar fatores de risco, o acompanhamento médico regular é essencial. Realizar exames de rotina, ajuda no diagnóstico precoce e aumenta as taxas de recuperação dos pacientes. 

O Instituto São José busca conscientizar que a doença é tratável e curável, especialmente quando detectada nos estágios iniciais. Este dia coloca em destaque a necessidade de ações para incentivar bons hábitos de saúde, que podem ajudar na prevenção do câncer, e o acompanhamento médico regular para o rastreamento da doença e detecção precoce.

Prevenir é o melhor caminho para evitar a doença!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima