INSTITUTO SÃO JOSÉ É PARCEIRO NA LUTA CONTRA O LÚPUS

Neste 10 de Maio, comemora-se o Dia Mundial do Lúpus, data que lembra a importância de conscientizar a população e prevenir a doença, uma enfermidade causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos.

Pensando nisso, a Médica Patologista do Instituto São José, Cinthia Keli Somariva (CRM 26712-PR), foi convidada a nos trazer algumas informações sobre a doença.

“O Lúpus eritematoso sistêmico (ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, onde o próprio organismo ataca órgãos e tecidos, cerca de 9 vezes mais comum em mulheres que em homens.

Existem dois tipos principais: cutâneo, que se manifesta na pele com manchas e sistêmico, no qual mais órgãos são acometidos.

A origem vem de fatores hormonais, genéticos e ambientais.

Sintomas: lesões de pele avermelhadas, dor e inchaço nas articulações, inflamação das membranas que envolvem o coração, pulmões e cérebro, inflamação no rim, alterações no sangue (anemia, leucopenia e plaquetas baixas), inflamações nos vasos – vasculites, febre sem ter infecções, emagrecimento e fraqueza.

Diagnóstico é sempre realizado por médico e deve ser individualizado dependendo da manifestação que cada um apresenta.

O tratamento também depende das manifestações e tem como objetivo permitir o controle da atividade da doença, minimizar efeitos colaterais e proporcionar boa qualidade de vida aos seus portadores.

Prevenção de crises deve-se evitar fatores que podem levar ao desencadeamento da atividade do lúpus”, explica a Médica Dra Cinthia.

Somente o médico poderá investigar e realizar o diagnóstico e tratamento do lúpus. Se houver alguma alteração em seu organismo, procure ajuda médica o quanto antes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima