O INSTITUTO SÃO JOSÉ REFORÇA SOBRE OS CUIDADOS COM ESSA DOENÇA SILENCIOSA QUE É O DIABETES. 

Em entrevista com o Médico do Instituto São José Dr. Hefferson Henrique da Fonseca CRM PR 46.807 o mesmo comenta que “a diabetes mellitus é uma doença metabólica que pode afetar ambos os sexos em diversas fases da vida. Essa doença está relacionada à síndrome metabólica que acontece devido à falta de insulina ou da incapacidade da mesma de exercer adequadamente seus efeitos”. 

Dr. Hefferson explica ainda que “é considerado a glicemia normal em jejum entre 80MG/DL á 109MG/DL, uma glicemia em jejum entre 110MG/DL á 125MG/DL, pode ser considerado que o paciente se encontra em um status de pré diabetes. E por fim uma glicose acima de 126MG/DL persistente em duas coletas, traz o diagnóstico de diabetes”. 

No Brasil existem cerca de 16,8 milhões de adultos com o diagnóstico de diabetes, esse número faz com que o Brasil esteja em 5º lugar no ranking dos países com maior número de pacientes diabéticos no mundo, perdendo apenas para a China, Índia, EUA e Paquistão, conforme o ministério da saúde. 

Dr. Hefferson informa que “os sintomas mais comuns são o excesso de sede, perda de peso repentina e acelerada, fome exagerada, cansaço, vontade de urinar com frequência, problemas na cicatrização, e em casos mais graves o coma, ou estado de cetoacidose diabética, mais comum em pacientes jovens, mesmo antes da adolescência”. 

Tanto a diabete tipo 1 e tipo 2 podem apresentar sintomas parecidos, mas o 

Dr. Hefferson explica que “no tipo 1 vemos um fator genético em ação, podemos nesse caso ter uma diminuição das células no pâncreas, responsáveis pela secreção da insulina, e esse tipo de diabete é mais comum em crianças e adolescentes. No tipo 2 vemos fatores metabólicos, onde o corpo desenvolve uma resistência à ação da insulina, impedindo que esta leve a glicose para dentro dos músculos, e assim gere energia ao nosso corpo” comenta o médico. 

Para o tratamento adequado é importante consultar o seu médico, e ficar atento a uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos regularmente, e o controle do estresse e da pressão arterial. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima