DIA 08 DE JULHO DIA MUNDIAL DA ALERGIA

ENTREVISTA COM A MEDICA DA UTI DRA. MARIANA FUSINATO MOLIN (CRM | PR 41829) SOBRE AS ALERGIAS, E O QUE ELAS REVELAM SOBRE SEU ESTADO DE SAÚDE

A  Médica da UTI do Instituto São Jose Dra. Mariana F. Molin explica que “a Rinite e a Dermatite de contato ao frio, são as alergias mais comuns nesse período do ano, essas alergias podem revelar parte do nosso estado de saúde” revela ela, por isso, devemos ter certos cuidados.  

A Dra. Mariana comenta sobre as melhores formas de prevenção “a primeira coisa que podemos fazer é evitar expor o corpo a temperaturas muito baixas, ou tomar bebidas muito geladas, pois tudo que foge da temperatura natural do corpo 37,5º gera estresse ao organismo. Desta forma prefira bebidas e comidas mais quentes; mantenha-se aquecido, principalmente em regiões centrais do corpo como pescoço, tronco e abdômen” comenta a médica. 

Dra. Mariana orienta sobre as áreas que não conseguimos cobrir totalmente como o rosto e mãos por exemplo, “é importante investir em cremes com alto poder de hidratação e reposição da camada lipídica da pele, já nas áreas de mucosa, como os lábios, o óleo de coco, ou a manteiga de cacau, são  a proteção para as rachaduras”.

A Médica alerta também sobre os cuidados com a nossa alimentação, “tão importante quanto os cuidados externos são os cuidados que precisamos ter na nossa alimentação, para evitar alergias comece evitando alimentos industrializados, ultraprocessados, cheios de corantes, conservantes artificiais, ou sujeitos a vários contaminantes, esses estressam o sistema imune, tornando as pessoas super reativas. Muitas vezes alergias simples como a rinite, dermatite, podem revelar um estado inflamatório crônico do corpo” alerta a Médica da UTI Dra. Mariana. 

Por isso, para tratar corretamente essas alergias ela orienta “a alergia é comandado pelo sistema imune, portanto a chave do tratamento está na dessensibilização e fortalecimento do sistema imune. Devido a essa complexidade, o tratamento deve ser sempre individualizado e realizado pelo médico, visto que as alergias são apenas a ponta do iceberg da saúde”, explica a Dra. Mariana F. Molin. 

Cuide de sua saúde e dos que você ama!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima