SETEMBRO AMARELO – CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio, mas sabemos que a prevenção realmente deve acontecer todos os meses do ano, por isso, o Instituto São José convidou a psicóloga Eva Cristina de Oliveira CRP: 0815584 que atua na profissão a mais de 12 anos. 

Tratou-se de um diálogo sobre a saúde mental dos colaboradores pós pandemia. A  psicóloga discorreu sobre a importância do autocuidado, da saúde mental, principalmente as mulheres, visto que muitas delas ainda possuem uma segunda jornada de trabalho em casa, além de vários padrões impostos pela sociedade, o que contribui para o adoecimento físico e mental. 

Eva comentou “quando se trabalha com a saúde do outro é fácil esquecer da nossa”. 

Essa ação do Instituto São José  visa entender e priorizar a saúde mental de seus colaboradores, e de seus pacientes, já que a psicóloga passou também nos quartos para trazer um discurso motivador e positivo do enfrentamento da doença, além de muita esperança aos nossos pacientes, o instituto também entregou  mimo para os pacientes. 

Eva ainda comentou sobre dicas práticas para manter a saúde mental atualmente, “é necessário que além de olhar para nossos pacientes, é preciso olhar para nós mesmos, buscar ambientes, pessoas e atividades que nos façam bem, que nos tragam prazer”. 

Eva continuou “e isso pode ser, fazer uma atividade física, ter contato com animais de estimação, sair com amigos, realizar atividades sociais saudáveis, ou ainda fazer meditação, que é uma ótima saída para acalmar nossas mentes”. 

Por fim Eva conclui: “tão importante quanto cuidar do outro, é cuidar de nós, para que possamos exercer nosso trabalho com excelência é necessário que estejamos bem”. 

Desejamos como comentado pela psicóloga Eva, que possamos olhar para nós mesmos e para o outro com mais autocuidado e empatia, durante todos os meses, não apenas em setembro, assim conservamos a nossa saúde mental e podemos olhar e ajudar o outro no enfrentamento das doenças e dificuldades. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima