Com a preocupação constante com a qualidade de vida dos pacientes, a Ângela Rosa Moritz (COREN 407434) Enfermeira do Instituto São José, responsável pela Comissão do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realizou uma ação interna pelo Dia Mundial da Sepse.
“A Sepse é uma doença potencialmente grave desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção e pode surgir como uma resposta a uma série de agressões a seus tecidos e órgãos, sendo provocado por agentes externos como bactérias, vírus e fungos. Podendo levar ao choque séptico, falência múltipla dos órgãos e morte, especialmente se não for conhecida a tempo”, explica a Enfermeira Ângela.
“A realização de ações educativas é de extrema importância, principalmente dentro das áreas hospitalares onde atuamos no cuidado e segurança dos pacientes. Implantamos um pacote de medidas de acordo com a ANVISA, demostrando os principais sinais e sintomas que os pacientes com sepse apresentam tais como: dessaturação, taquipnéia, hipotensão, diminuição da diurese e rebaixamento do nível de consciência. E as ações que deveram ser tomadas imediatamente, pois são cuidados imediatos que salvam vidas” finaliza a enfermeira da SCIH.
A conscientização está em nossas mãos!