Em entrevista a Enfermeira da UTI do Instituto São José Anny C. Bednarczuk Alves COREN Nº 692187, a mesma comenta sobre a importância da data “essa data tem como principal objetivo chamar a atenção para o hábito de lavagem das mãos e aumentar a conscientização sobre os benefícios dessa atitude”.
A enfermeira explica que “lavar as mãos é um ato do nosso cotidiano, que evita doenças e traz inúmeros benefícios para a saúde, essa data fortalece também os movimentos para a melhoria das condições de saneamento básico, higiene e de acesso à água, muito importantes para toda a sociedade no geral”.
Anny também comentou “Enfatizo que lavar as mãos deve se tornar um hábito frequente que promove a segurança do paciente e protege a sua saúde”.
E orienta sobre os 5 Momentos para a Higienização das Mãos, no âmbito hospitalar
1- Antes de contato com o paciente;
2- Antes de realização de procedimento asséptico;
3- Após a risco de exposição a fluidos corporais;
4- Após o contato com o paciente;
5- Após o contato a áreas próximas ao paciente;
E para exemplificar a importância desse dia o Instituto São José reforçou por meio de orientação e dinâmicas abordando os profissionais de todos os setores, para reforçar a prática de higienizar as mãos.
Realizado no setor da UTI a atividade foi organizada pela Enfermeira Anny Caroline Bednarczuk, com uma interação entre os funcionários, que pintaram as mãos com tintas, carimbaram em folhas de cartolina e fizeram a lavagem das mãos com a técnica correta de higienização, com objetivo de mostrar que as mãos dos profissionais do hospital, podem fazer o bem cuidando dos pacientes, quanto prejudicar os trabalhos de alguma forma, se não forem muito bem higienizadas.
15 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DE LAVAGEM DAS MÃOS! HIGIENIZAR AS MÃOS, SALVA VIDAS!
