1 DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O AIDS

O INSTITUTO SÃO JOSÉ APOIA A CAUSA DEZEMBRO VERMELHO E REFORÇA CONSCIENTIZAÇÃO DO COMBATE À AIDS

1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a AIDS e Dezembro ganha a cor vermelha em prol da conscientização e combate à AIDS e o respeito as pessoas soropositivo. O Dezembro Vermelho é uma campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs, 9 infecções sexualmente transmissíveis.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em 2020 estimava-se que cerca de 37.700.000 pessoas que conviviam com HIV, enquanto 680.000 pessoas morreram de causas relacionadas ao HIV no mesmo ano e, 1.500.000 novos casos foram detectados mundialmente.

A AIDS é causada pelo vírus do HIV, um vírus retroativo, (o que significa que não alcança apenas as suas células, mas sim todo o seu genoma), e que pode ser transmitido por contato sexual desprotegido, por transfusão sanguínea ou compartilhamento de objetos perfurocortantes (como alicates, agulhas, etc).

A causa também traz informações importantes sobre o senso comum que se tem da AIDS: ao contrário do que é muito falado, ser HIV positivo não significa ter AIDS. A AIDS é o estágio mais avançado da contaminação pelo HIV, enquanto o HIV é o vírus responsável pela contaminação.

O Instituto São José é parceiro nessa importante campanha de conscientização da população sobre os riscos das relações sexuais desprotegidas, da importância de realizar os testes e do diagnóstico precoce, para auxiliar no tratamento e evitar que o estado de contaminação se agrave. A AIDS não é uma sentença de morte e é possível conviver com a doença, desde que o paciente tenha o acompanhamento médico, com exames periódicos e o uso dos medicamentos adequados.

A AIDS não tem cura, mas tem tratamento. Já o preconceito, não: por isso, lembre-se que as pessoas soropositivos não devem ser discriminadas ou motivo de medo. Dezembro vermelho também é conscientização sobre a importância de tratar igualitariamente e respeitar a todos.

Prevenção sempre é o melhor remédio! Cuide-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima