INSTITUTO SÃO JOSÉ EXPLICA A IMPORTÂNCIA DE EXAMES COMO A MAMOGRAFIA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é colocada entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.

Por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.

A maior incidência da doença ocorre na faixa etária dos 50 aos 69 anos. No entanto, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.

Mulheres que possuem risco aumentado, ou seja, pacientes com casos de câncer de mama antes dos 50 anos, em parentes próximos como mãe e/ou irmã ou com histórico familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino, devem começar o acompanhamento médico já a partir dos 30 anos.

No Instituto São José temos parceria com a Empresa Mão Santa Radiologia, que está instalada no Hospital há muito anos, realizando os exames de imagem como os de mamografia.

Cuide-se e cuide de quem você ama!

Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)
Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima