Nesta quinta-feira (18/05), o Instituto São José convidou a enfermeira Leandra Panato, COREN 157631, para realizar uma palestra sobre laserterapia e autoestima em comemoração à Semana da Enfermagem.
A Enfermeira começa deixando a questão, “o que é a luz da enfermagem?”.
De acordo com Leandra, “a laserterapia teve seus primeiros descritos em 1917 por Albert Einstein, e hoje ela é aplicada como adjuvante no tratamento de feridas, de acordo com a resolução 567 de 2018 do COFEN, a qual diz que o enfermeiro pode utilizar a terapia com laser para o tratamento de feridas, desde que seja devidamente capacitado”.
A utilização da laserterapia é indicada para inúmeros tratamentos, a enfermeira cita alguns deles, como “úlcera venosas e arteriais, lesões em pés diabéticos, queimaduras, lesão por pressão, feridas cirúrgicas, no pós-operatório imediato, fissuras mamárias, dermatites de fralda, úlceras aftosas, dermatites em geral. Na ortopedia pode ser utilizado para amenizar a dor, reduzir inchaços, promover a regeneração de nervos, dores nas articulações, na coluna, dores musculares, para o restabelecimento das cordas vocais e também para lesões pulmonares”.
Leandra afirma que “é um processo indolor, dinâmico e promove uma revascularização local, oxigena o tecido e não esquenta. O laser deve ser aplicado de forma personalizada, de acordo com cada paciente e cada lesão”.
Para finalizar, a enfermeira Leandra explica o que é a luz da enfermagem, questão que ela tinha colocado no início. “A luz da enfermagem é composta pelo amor de alguém que todos os dias deixa sua casa e sua rotina para salvar o amor de outro alguém, a luz da enfermagem são os profissionais que dedicam o seu dia para salvar vidas e pessoas que nem mesmo eles conhecem”.