RELEMBRAMOS OS CUIDADOS NO DIA MUNDIAL DA DIABETES

A Diabetes é uma doença crônica não transmissível que atinge mais de 250 milhões de pessoas pelo mundo. No Brasil, o número de pessoas que convivem com a doença passa dos 13 milhões e tende a aumentar.
Trouxemos a fala do Dr. Alfredo Nogueira (CRM 20433/PR) para falar sobre o que é a Diabetes e como cuidar para prevenir e realizar o tratamento adequado.

A Diabetes possui 2 tipos: o tipo 1 é causada pelo sistema imunológico, que ataca as células que produzem a insulina, já o tipo 2, o mais comum, é quando o corpo não produz insulina suficiente ou as células não possuem reação à insulina.

“O diabetes tipo 1 é insulino dependente, já o tipo 2 é aquele adquirido, geralmente na quarta ou quinta década de vida. No tipo 1, o indivíduo já nasce com uma deficiência no fígado que não produz a insulina, no tipo 2, o mais comum hoje em dia, é onde o corpo se mostra resistente a insulina.”

“O pâncreas é responsável por monitorar o nível de glicose – ou açúcar – no sangue, quando diabético, o órgão não consegue controlar esses níveis sozinho, por isso é necessário controlar com insulina.”

CUIDADOS PARA A PREVENÇÃO E TRATAMENTO

As principais recomendações para evitar a Diabetes é a adoção de uma vida mais saudável, ter hábitos alimentares corretos, prática de exercícios físicos e a realização de consultas e exames de rotina.

Segundo o Dr. Alfredo, a falta de cuidados e tratamento pode gerar consequências no indivíduo, como problemas renais, de visão e membros que podem vir a necrosar. Além de ser fator de risco para infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

“Hoje em dia, já existem tecnologias que permitem o convívio diário e o tratamento com medicamentos sem que a vida do portador de Diabetes seja parada para tratar, como bolsas de insulina e medidores acoplados ao corpo.”

“No tratamento do diabetes tipo 1 é substituição por insulina humana recombinada geneticamente, que não vai gerar resistência ou reações. No tipo 2, a perda de peso e controle da alimentação pode solucionar o caso, mas em casos que não seja o suficiente, existem opções em medicamentos.”

“O paciente de diabetes precisa estar ciente de seu tratamento e ajudar a si mesmo adotando uma dieta mais cuidadosa e um estilo de vida mais saudável, para manter um controle sobre seu caso.”

A diabetes possui tratamento e em seu tipo 2, pode ser evitada. Cuide de si mesmo agora para viver melhor mais tarde!

Rolar para cima