Julho Amarelo

Entenda um pouco mais sobre o Mês da Luta Contra as Hepatites Virais com o Instituto São José

 Em 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o dia 28 de julho como o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais. No Brasil, o mês de julho levanta a bandeira amarela para a conscientização sobre essas doenças.

  As Hepatites Virais são infecções que atingem o fígado, podendo trazer consequências leves, moderadas ou graves. Existem, segundo a OMS, 5 tipos de Hepatites Virais, sendo elas: A,B,C,D e E.

 As hepatites mais comuns no Brasil são a A, B e C. As infecções causadas pelas HBV e HCV podem se tornarem crônicas, acarretando o agravamento do fígado e podendo trazer sérias consequências e com elas, a morte.

 No Brasil, são disponibilizadas vacinas gratuitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) contra a Hepatite B Viral. Já a Hepatite Viral tipo C não predispõe de uma vacina, porém, já existem medicamentos que curam a HCV.

 Por serem infecções que quase não apresentam sintomas, podem ser silenciosas e acometer casos mais graves se não diagnosticadas precocemente. Por isso, faça seus exames de rotina e consulte seu médico de confiança regularmente.

*Fonte: Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima