DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À TROMBOSE

DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À TROMBOSE

A data foi instituída em 2012, através da lei nº 12.629 e busca promover uma campanha de conhecimento, conscientização e prevenção à Trombose, doença que acomete 2 em mil pessoas por ano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta global de redução em 25% dos casos de trombose e para isso, é necessária a compreensão das causas, riscos e consequências que a trombose pode causar.

A trombose é uma doença que se origina da formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes, bloqueando o fluxo sanguíneo da região, causando dor, inchaço e em casos mais graves, ocasionar a perca do membro. A doença acomete principalmente as veias das pernas – trombose venosa profunda e pulmões – embolia pulmonar.

Alguns fatores podem favorecer o risco de trombose, como: a imobilização prolongada, uso de anticoncepcionais, cirurgias, hospitalizações e fraturas. Fatores hereditários também podem estar envolvidos.

Para evitar a trombose, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) apresenta algumas situações onde é preciso ter precaução e cuidado redobrado:

Imobilização prolongada nos casos de cirurgia, principalmente as ortopédicas.

Imobilização por doenças clínicas como pós-infarto do miocárdio, pneumonia e outras doenças que exigem internação hospitalar.

Em viagens prolongadas, seguir as orientações de não permanecer por longos períodos em uma mesma posição. Fazer movimentos com os tornozelos, ingerir líquidos não alcoólicos.

Ter casos na família de trombose

Fique atento e compartilhe esta causa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima