DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE

Esta data foi criada em maio de 2019, em uma conferência da Organização Mundial da Saúde, com o tema “Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde”. Para entender mais sobre o que é e qual a importância da segurança do paciente, trouxemos uma entrevista com a Enfermeira Akxeli Schutz, confira:

O que é a segurança do paciente?

Akxeli: “Como o próprio nome sugere, são ações voltadas para a segurança do paciente em todo lugar que ele estiver, com o objetivo de reduzir e principalmente prevenir incidentes, que podem vir a causar consequências mais graves.”

Qual o papel e a importância de cuidar da segurança de um paciente?

Akxeli: “Todos nós, profissionais da área da saúde, somos responsáveis pela segurança do paciente. Nosso papel é colocar em prática os protocolos da segurança do mesmo, com ênfase nas 6 metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde:

Identificar corretamente o paciente

Melhorar a comunicação entre os profissionais de Saúde

Melhorar a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos

Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos

Higienizar as mãos para evitar infecções

Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão

Sendo de extrema importância a colaboração de todos, pois refletirá diretamente no paciente.”

Como é realizado o monitoramento de segurança do paciente no Instituto São José?

Akxeli: “O Instituto São José conta com a Comissão de Segurança do Paciente, no qual eu sou a presidente e os demais integrantes são: Dr. Rodrigo Henrique Bezerra de Morais, Enfermeira Daiane Mierzwa, Assistente Social Elisangela de Almeida, Farmacêutica Maria Luiza de Souza e Nutricionista Elisangela Meira. Realizamos, em conjunto, uma reunião mensal para discutir os casos de incidentes que ocorreram com os pacientes em nossa instituição. Todos os colaboradores estão cientes da importância da segurança do paciente, então todo o incidente é descrito em uma ficha, bem como no prontuário do paciente, por exemplo, queda do leito. Com base nessa ficha, faço a investigação do caso, realizamos a notificação no sistema NOTIVISA e para analisar quais ações precisamos realizar com foco na prevenção e redução de novos incidentes, tudo em prol da Segurança do Paciente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima