DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ORGÃOS

Neste dia 27 de Setembro, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos no Brasil, que é o país com o maior programa público de transplantes de órgãos do mundo.

O dia foi estabelecido de acordo com a Lei Nacional nº. 11.58/2007, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância deste ato e para que as pessoas conversem sobre seu desejo de ser doador, com a família e amigos. Embora as discussões sobre esse assunto tenham se ampliado nos últimos anos, continua sendo um tema controverso, resultando em um alto índice de rejeição familiar. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três principais motivos para o alto índice de rejeição, que não é exclusivo do Brasil: o desconhecimento sobre morte encefálica, o despreparo da equipe para se comunicar sobre a morte e a religião.

A doação de órgãos é uma atitude que pode salvar vidas. Em diversos casos, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de sobreviver á doença ou a oportunidade de uma nova vida com saúde, para as pessoas que dependem de transplante. O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente por outro órgão ou tecido normal de um doador, seja ainda em vida ou não.

Para ser um doador, basta manifestar seu desejo em doar para seus familiares e amigos!

Pense no próximo, escolha salvar vidas: seja um doador de órgãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima