DIA NACIONAL DO COMBATE A DENGUE

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como a microcefalia. A data serve de alerta para a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito. No verão, com as chuvas, há alta na proliferação do mosquito, que se reproduz em água parada.  

Nas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, a Comissão de Humanização do Instituto São José realizou a entrega de panfletos a todos os colaboradores e pacientes enfatizando a importância do Combate a Dengue, com o objetivo de chamar a atenção da população para a doença e a forma de prevenção contra o mosquito.  

A dengue é uma doença cujo período de maior transmissão coincide com o verão, devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti em ambientes quentes e úmidos. É uma doença febril grave, causada pelo vírus transmitido por picada dos mosquitos.  A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti podem ser confundidos com doenças mais comuns, como gripes e resfriados, por isso na fase inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la e é importante estar em alerta, procurando o serviço de saúde, ao sinal dos sintomas, para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A melhor e mais importante forma de combate, é fazer a limpeza e vistoria dos pátios de casa e plantas, verificando regularmente pontos que podem acumular água. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês e pessoas acamadas.   

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, em populações vulneráveis como crianças ou idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças pré-existentes e levar ao quadro grave, (dengue hemorrágica),  ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa. O risco de gravidade e morte aumentam quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo que tratadas.

Vamos fazer a nossa parte na luta contra a dengue, a responsabilidade em eliminar o mosquito é de todos nós!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima