DIA 27 DE NOVEMBRO: Dia Nacional de Combate ao Câncer

Criado em dezembro de 1988 o dia 27 de novembro como o Dia Nacional de Combate ao Câncer, que tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção. Nesta data é lembrada as batalhas que são travadas diariamente contra uma das grandes doenças no mundo atualmente.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda causa de mortes no Brasil e no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, e aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ter sido evitadas, caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos de vida mais saudáveis.

Segundo o Ministério da Saúde, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros e cada órgão, por sua vez, pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos. O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.

O Instituto São José alerta a população para os cuidados que se pode ter para a prevenção dessa doença, desenvolvendo hábitos saudáveis, tais como não fumar, evitar o sedentarismo, modificar hábitos alimentares, etc., pois a prevenção do câncer engloba ações fáceis de serem realizadas e podem  reduzir consideravelmente os riscos de ter a doença.

Outro fator importante é evitar a exposição demasiada ao sol, principalmente nos horários mais nocivos dos raios solares das 11 ás 15 horas, utilizando sempre o protetor solar.

Além desses cuidados, realizar periodicamente a visita ao seu médico e a realização dos exames que podem detectar a presença de qualquer alteração nos órgãos de maior incidência ao câncer, principalmente nos pacientes com histórico familiar de câncer, pois  exames genéticos hoje existentes, podem identificar alterações e ajudar no planejamento terapêutico precoce.

A prevenção continua sendo o melhor caminho para evitar o câncer! Cuide-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima