DEZEMBRO VERMELHO: INSTITUTO SÃO REFORÇA O MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE A AIDS

A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil. O Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Segundo o Ministério da Saúde, a Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. Ela é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado. 

O Instituto São José busca conscientizar a população que não se contrai a doença com um simples aperto de mão ou abraço em uma pessoa com o vírus, ela pode relacionar-se e trabalhar normalmente. Além disso, deve-se mostrar que hoje, a Aids não é uma sentença de morte e que é possível sim viver bem com a doença, desde que o paciente tenha o acompanhamento médico, com exames periódicos e o uso dos medicamentos adequados. Porém, também devemos nos preocupar com a transmissão, uma vez que é uma doença sem cura e que pode afetar a qualidade de vida da pessoa.

O dia 1º de dezembro serve, portanto, como um alerta sobre a Aids e como uma forma de repensarmos nossas atitudes com os portadores da doença. Não se trata somente de um dia exclusivo para informações de saúde, é um dia que também nos remete à compaixão e solidariedade com quem sofre com a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima