DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA: INSTITUTO SÃO JOSÉ APOIA ESTA CAUSA!

Em 5 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do exame para detectar alterações na mama. O exame é uma radiografia do tecido mamário, capaz de identificar lesões nos estágios iniciais.

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor capaz de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, mas a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no estágio inicial.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.

É importante lembrar que o autoexame das mamas pode ser realizado pela própria mulher, apalpando os seios e ajudando na identificação de tumores maiores. Porém, isso não substitui o exame clínico realizado por profissional da saúde e a mamografia.

Aproveite essa data para colocar em dia a sua mamografia. Procure seu médico e peça a ele que solicite o seu exame!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima