MARÇO AMARELO: MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DA ENDOMETRIOSE

Março chegou com um importante alerta à saúde da mulher, uma vez que esse é o Mês Mundial de Conscientização da Endometriose, doença que afeta a fertilidade e o sexo de inúmeras mulheres no Brasil e no mundo.

Isso mostra a importância de se educar tanto as pacientes quanto os profissionais de saúde sobre os sintomas e os métodos de diagnóstico da endometriose, uma doença que, além de muita dor, pode levar à infertilidade.

Em muitos casos só é possível ter um diagnóstico preciso por meio da videolaparoscopia, que permite observar os focos e classificar o grau da endometriose em leve, moderada ou grave.

Alguns dos sintomas típicos dessa patologia são cólicas fortes e menstruação irregular. Se não for diagnosticada e tratada precocemente, a doença pode contribuir para o desenvolvimento de câncer de ovário.

Geralmente, o tratamento é feito à base de medicamentos, como anticoncepcionais, por exemplo. É recomendada a adoção de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, atividade física e consultas regulares ao ginecologista, a fim de prevenir e reduzir os fatores de risco da doença.

Se todos estiverem atentos aos sinais dados pela doença, é possível descobri-la muito mais rapidamente, tornando o tratamento muito mais efetivo. Por essa razão, foi criado o mês de conscientização sobre a endometriose. Comemorado mundialmente em todos os meses de março, o período serve para levar informação à sociedade sobre o que é a doença e sobre como ela pode ser descoberta e controlada.

Informe-se e previna-se contra a endometriose!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima