INSTITUTO SÃO JOSÉ É PARCEIRO NO COMBATE À TUBERCULOSE

A tuberculose continua sendo uma das doenças infecciosa mais mortais do mundo. Doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. Todos os dias, pessoas perdem a vida devido à tuberculose, que é doença evitável e curável.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose.

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses.

Pode ser confundida com uma gripe, a transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG, que deve ser dada às crianças ao nascer e protege contra as formas mais graves da doença, também como fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Conscientizar o público sobre as devastadoras condições, sociais e econômicas da tuberculose e intensificar os esforços para acabar com a epidemia global de tuberculose, são os objetivos do Instituto São José, abrindo assim o caminho para o diagnóstico e a cura dessa doença. 

Não deixe de consultar o medico do seu Posto de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima