DIA 07 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DE SEGURANÇA DOS ALIMENTOS.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 07 de junho como o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em 2018, com o intuito de aumentar a conscientização sobre a segurança dos alimentos.
 
Em entrevista com a Nutricionista do Instituto São José, Elisangela de Meira CRN 8-10965, a mesma ressalta a importância da ingestão de alimentos saudáveis e seguros para a saúde, “somos todos consumidores e queremos que nossos alimentos sejam seguros em todos os aspectos. A segurança dos mesmos está em nossas mãos, deve ser garantida em todos os níveis, desde o plantio, colheita, transporte até o preparo e consumo final. Podemos aproveitar ao máximo o valor nutricional se os alimentos forem seguros, assim também garantem uma saúde adequada. Alimentos inseguros são a causa de muitas doenças e contribuem para o desenvolvimento de outras condições prejudiciais à saúde, como problemas de crescimento e desenvolvimento, deficiências de micronutrientes, doenças transmissíveis e não transmissíveis, doenças mentais, além das mais comuns e conhecidas Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAS), que variam de leve a muito grave, podendo levar a morte e sua ocorrência vem aumentando significativamente a nível mundial, novas modalidades de produção, consumo de alimentos fora de casa e fast-food, junk-food cada vez mais frequente, contribuem para esse aumento das doenças” comenta a nutricionista.
 
A Nutricionista ressalta ainda que “a contaminação pode ocorrer em toda a cadeia alimentar, desde a produção até o consumo. Os maiores responsáveis por surtos são os alimentos de origem animal, carne, leites e ovos. Dentre as DTAS podemos citar: Salmonelose, toxoplasmose, infecção por Staphylococcus aureus e infecção por Eschericia Coli.”
Elisangela de Meira, afirma que “no Hospital Instituto São José, procuramos garantir que todas as normas relacionadas à segurança dos alimentos sejam seguidas, desde a escolha dos fornecedores, recebimento, seleção, higienização, preparo e distribuição dos alimentos, aplicando os processos de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), bem como fornecemos treinamento adequado para os manipuladores. Procuramos sempre garantir que nossos pacientes recebam alimentos seguros e de qualidade”, finaliza a Nutricionista.
 
Faça boas escolhas para sua saúde.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima