O MÉDICO DR. CARLOS A. XAVIER, DERMATOLOGISTA DO INSTITUTO SÃO JOSÉ ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE  DOENÇA DO VITILIGO.

O Médico Dr. Carlos A. Xavier CRM: 22094 – PR, explica o que é considerado vitiligo, “o vitiligo é causado pela ausência de melanócitos na pele; os melanócitos são os produtores da melanina, quando a uma diminuição deles a pele perde a capacidade de assumir coloração”, comenta o médico. 

O mesmo cita ainda “um exemplo claro disso é um paciente que tem manchas brancas, normalmente bilaterais, nas mãos, pés, e joelhos que não descamam nenhuma substância, assim entende-se que esse paciente tem vitiligo”. O médico ainda comenta que “não é uma doença transmissível, e na maioria dos casos é autoimune, o corpo entende os melanócitos como uma ameaça e ataca os mesmo, o que faz com que a pele, perca a capacidade de assumir coloração” 

Quanto aos sinais e diagnóstico correto o médico orienta “o vitiligo se apresenta por forma de sinais, que são essas manchas brancas que não descamam, a doença em si, não apresenta nenhum sintoma mais grave, e o diagnóstico deve ser feito por um dermatologista, que irá fazer alguns testes para identificar a doença. 

O Dr. Carlos ainda orienta sobre os possíveis tratamentos “normalmente são usados imunomoduladores, hoje há dois tipos de medicamentos que são usados de forma alternativa e que podem dar resultado, mas isso depende do caso de cada paciente, o tratamento não pode, ainda dar certeza da cura ou da melhora do vitiligo”. 

O médico ainda comenta que “não há uma forma de prevenção para essa doença, mas em casos de suspeita procure um dermatologista e recorra ao tratamento correto”. 

Procure seu médico e verifique seu estado de saúde regularmente.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima