O INSTITUTO SÃO JOSÉ REFORÇA OS ESCLARECIMENTOS DA UTILIZAÇÃO A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO PARA ATENDIMENTOS NO PRONTO SOCORRO

A classificação mais comum no Brasil é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para a classificação dos atendimentos de urgência e emergência dos pacientes que chegam no pronto socorro.

Porém no Instituto São José, é utilizada a Classificação de Risco que  utiliza quatro cores para a classificação dos atendimentos de urgência e emergência dos pacientes.

Onde cada cor representa o estado atual do paciente, respectivamente. 

Vermelho representa: EMERGÊNCIA (0 minutos): O paciente precisa de atendimento imediato, possui risco de morte.

Amarelo representa URGENTE (60 minutos): O paciente precisa de atendimento rápido, mas pode aguardar.

Verde representa POUCO URGENTE (120 minutos): O paciente pode aguardar atendimento, pouco risco de vida.

Azul representa NÃO URGENTE (240 minutos): O paciente pode aguardar atendimento, ou ser encaminhado a UBS

Para determinar o estado de cada paciente é observado e avaliado pelos profissionais de saúde que fazem a triagem, os sinais vitais (pressão arterial, temperatura, saturação de oxigênio, frequência cardíaca e respiratória) também é avaliado a queixa principal, sinais e sintomas de alerta e a escala de dor do paciente naquele momento.

No Instituto São José essa triagem é realizada pelos profissionais da enfermagem, para que os pacientes sejam atendidos da melhor forma possível, com humanização, respeito e atenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima