INSTITUTO SÃO JOSÉ ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS LÚPUS, FIBROMIALGIA E ALZHEIMER

O Fevereiro Roxo é o mês de conscientização importante para a prevenção,
diagnóstico e combate a três doenças: o lúpus, a fibromialgia e a doença de Alzheimer.

Embora sejam diferentes, essas doenças têm duas coisas em comum: são crônicas e não têm cura.

O lúpus é uma doença autoimune que pode afetar muitos órgãos e tecidos do corpo, incluindo a pele, o cérebro, os rins e o coração. Os sintomas incluem febre, dor muscular e fadiga, entre outros.

A fibromialgia é uma condição que causa dor muscular crônica e fadiga, mas também pode incluir sintomas como insônia, ansiedade e depressão.

A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa que afeta a memória, a capacidade de pensar e a capacidade de realizar tarefas cotidianas.

Conforme a geriatra, do Instituto São José, Dra. Orjana Scheyla Gadotti (CRM 19.777 PR e RQE 18.637), “a doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo de evolução lenta e progressiva, que se manifesta principalmente em pessoas com mais de 65 anos”.

“A doença de Alzheimer se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária. É importante lembrar que, na velhice saudável, o normal é a pessoa se esquecer de fatos triviais, mas continuar com aqueles marcantes na memória. Já o paciente com Alzheimer pode se lembrar de acontecimentos banais de sua infância e juventude, mas se esquecer de episódios importantes do último ano. Para o diagnóstico, não existe um exame específico que indique se a pessoa está com doença de Alzheimer. O diagnóstico requer uma ampla avaliação médica a partir da história clínica sugestiva de perda de memória contada por familiares”, finaliza a Médica Geriatra Dra. Orjana.

“Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, enfatiza a médica.

Ao menor dos sintomas procure seu médico de confiança.

Cuide-se! Cuide de quem você ama!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima