DIA MUNDIAL DE COMBATE À TURBECULOSE O INSTITUTO SÃO JOSÉ FAZ ALERTA SOBRE A DOENÇA

O Médico RT da UTI do Instituto São José, Dr. Brenno Cardoso Gomes, CRM: 21542-PR, afirma que ” a tuberculose é 100% tratável pelo sistema público de saúde. E a partir do momento que há o diagnóstico e há protocolos do Ministério da Saúde, as medicações são aplicadas com doses e com fármacos indicados. Quando os pacientes aderem ao tratamento e seguem ele certinho, as chances de cura são muito altas. Além disso, quando há um membro tuberculoso na família, é importante que os outros façam os exames também, pois podem ter desenvolvido a doença”.
O Médico Dr. Brenno informa que ” a Tuberculose é uma doença infecciosa crônica bacteriana que pode levar uma pessoa à morte. Com o tempo foi desenvolvido uma vacina que gera um certo grau de resistência ao agente infeccioso. A vacina é muito importante, as crianças recebem já no nascimento e precisam continuar tomando as doses de reforço. Pessoas vacinadas têm uma grande resistência contra o desenvolvimento da doença e de fases graves da mesma”.
Segundo o Médico Dr. Brenno “o diagnóstico é feito primeiro pela história clínica do paciente, averiguando se há presença de tosse com produção de escarro há mais de 15 dias, febre intermitente ao longo do dia por um período mais prolongado e condições de emagrecimento sem uma causa justificada. Depois desse processo vem a finalização do diagnóstico baseado em exames laboratoriais em que se confirma a presença ou não com bastante assertividade, associado a isso também são feitos alguns exames de imagens como Raio X do tórax e tomografia”, finaliza o Médico RT da UTI Dr. Brenno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima