INSTITUTO SÃO JOSÉ FAZ AÇÃO SOBRE A CORRETA  HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Dia 05 de maio é celebrado o dia Mundial da higiene das mãos e, segundo a enfermeira do Instituto São José  Angela Rosa Moritz, COREN 407434, a data “tem como propósito aumentar a adesão à higiene adequada das mãos nos serviços de saúde, protegendo assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde contra as infecções”.

Em 2023 a organização Mundial de saúde traz como tema: “Juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde e construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade. “A Enfermeira Angela Rosa Moritz faz parte da CCIH – Comissão de Controle e Infecção Hospitalar do ISJ, que é executora dos serviços de controle de infecção, confeccionou adesivos informativos para os dispensers em gel, com intuito de lembrar a equipe e acompanhantes dos pacientes, de higienizar corretamente as mãos. Passou também nos setores fazendo uma atividade lúdica com jogo da memória relembrando os 5 momentos de higienização das mãos, sendo eles:

Antes do contato com o paciente;
Antes de realizar procedimento asséptico;
Após risco de exposição a fluidos corporais;
Após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente como mobiliários, suporte de soro, monitores ETC.

“Devemos criar o hábito de realizar os 5 momentos da higiene de mãos, pois é de extrema importância esse ato. Além de ser uma proteção para nós como profissionais da saúde, estamos contribuindo com a saúde dos nossos pacientes”, finalizou a enfermeira da CCIH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima