DIA DO HEMOFÍLICO: CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O DIAGNÓSTICO PRECOCE

A doença hemofilia é uma condição rara, na maioria das vezes hereditária, causada pela insuficiência de fatores coagulantes  no sangue e quando não tratada pode levar a morte por hemorragia. 

O Dia do Hemofílico tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, pois não há cura para a doença.

A forma mais comum de transmissão da hemofilia ocorre de mãe para filho. Por este motivo, a maioria das ocorrências são diagnosticadas em meninos nos primeiros anos de vida.

Pequenos acidentes do dia a dia, como bater o dedo em uma quina ou ralar o joelho, podem ser graves para uma pessoa com distúrbios de coagulação. Apesar de ainda não ter cura, o hemofílico é capaz de controlar os sangramentos se realizar tratamento médico adequado.

Em relação ao tratamento médico da doença, após o diagnóstico, dependendo da gravidade do quadro, a pessoa com hemofilia pode ter uma vida normal, ter uma rotina de trabalho diária, fazendo atividades físicas, praticando esportes, etc, seguindo sempre a orientação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima