INSTITUTO SÃO JOSE PARTICIPA DA REUNIÃO DA ASSISCOP, NA PAUTA A HABILITAÇÃO DA UTI GERAL TIPO II

Na manhã desta sexta-feira (18/02) aconteceu na ASSISCOP a reunião dos Prefeitos dos Municípios que fazem parte do Consórcio, sendo eles: Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Marquinho e Virmond, presente também o Município de Cantagalo, dos quais o Hospital Instituto São José é referencia para os atendimentos SUS.

Na pauta a Habilitação Da UTI Covid-19 para UTI Geral Tipo II, tendo em vista que o Ministério da Saúde vai manter a UTI atendendo Covid-19 somente até dia 28/02/2022 . Após essa data o MS vai converter em UTI Geral Tipo II. Os Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde presentes na reunião, puderam juntos ouvir do Instituto São José o andamento das tratativas e encaminhamentos de documentações junto ao Ministério da Saúde e Governo do Estado, para a habilitação dos leitos de UTI Geral e as necessidades pendentes para o custeio dos leitos da UTI Geral. 

Além dos Prefeitos, Secretários Municipais de Saúde e representantes, a reunião contou com a presença do Presidente do ISJ, o Médico Pediatra Dr. Paulo Sérgio Bianchini Perez, representando o Corpo Clínico do Hospital e a Diretora Administrativa Marly Regina Maçaneiro, os quais fizeram explanações apresentando o Relatório Geral dos Pacientes dos Municípios da Assiscop atendidos na UTI desde a sua abertura em maio de 2020, apresentando o custo dia, por paciente no leito durante o tratamento, alguns chegando a casa dos R$ 2.440,00 gastos por dia, mencionando a nova Portaria do Ministério da Saúde que Habilita os leitos de UTI Covid para UTI Geral, repassando a partir de março/22 recursos nos valores de R$ 600,00 por paciente no leito/dia. 

Os Prefeitos mostraram-se parceiros na continuidade do Convenio com a UTI Via Assiscop finalizado em 31/12/21, e na busca por recursos junto a Secretaria de Estado da Saúde. Os Prefeitos vão solicitar uma reunião emergencial com a SESA, para que o Governo de Estado aporte recursos financeiros via Convenio para custeio da UTI,  complementando os valores a serem repassados pelo MS, e assim a UTI possa manter suas portas abertas, passando a atender os pacientes graves de urgência e emergência de todos os municípios da região e a disposição da SESA via Central de Regulação.

Na ocasião, o Secretário de Saúde de Cantagalo presente na reunião, que hoje não pertence ao consórcio da Assiscop, se comprometeu em levar as demandas para o Prefeito Sr. João Konjunski, para que Cantagalo possa somar  no aporte de recursos para a UTI, como todos os demais Municípios da ASSISCOP o fazem.

Presente também na reunião a Coordenadora de Enfermagem da UTI, Enfermeira Hagatta de Souza Batista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima