DIA MUNDIAL DE COMBATE À LER/DORT

O dia 28 de fevereiro foi escolhido pela Organização Internacional do Trabalho como o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Para lembrar a data e conscientizar os Colaboradores da prevenção da LER e da DORT, a Comissão de Humanização do Instituto São José, junto com o Fisioterapeuta do ISJ, Nerison Lucas Costa Pereira (283149/F), realizaram uma atividade laboral com os Funcionários, aonde o profissional de fisioterapia esclareceu a todos a importância dos exercícios de alongamento e posturas corretas no trabalho, para prevenção das doenças.

A data chama atenção para os dois distúrbios que têm relação direta com o trabalho e que atinge milhões de brasileiros. O Instituto São José tem o intuito de alertar a população e chamar a atenção de todos a respeito da importância de adotar cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimentos.

Esses transtornos apresentam inúmeros fatores causais, trabalho por períodos de tempo prolongados, posições forçadas, posturas incorretas dos trabalhadores no exercício de suas funções, exigências de produtividade além da capacidade, etc. As lesões por esforços repetitivos são caracterizadas por dores crônicas, podendo afetar tendões, músculos e nervos periféricos.

O Fisioterapeuta do Instituto São José alerta para a importância de evitar o aparecimento da LER/DORT, destacando algumas dicas importantes a serem seguidas:

– Manter sempre uma postura apropriada durante o horário de trabalho;

– Fazer alongamentos periodicamente;

– Fazer pausas durante o trabalho;

Adotar um programa de Ginástica Laboral também pode ser uma ferramenta de prevenção. Além disso, interfere positivamente no relacionamento da equipe, promove alívio das dores ocupacionais e beneficia tanto o trabalhador quanto a empresa pela melhora na produtividade de todos. 

Lembre-se, trabalho não pode causar dor!

Tire um tempo para cuidar de você, criar um bom ambiente de trabalho, é sempre respeitar os limites de cada indivíduo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima