O câncer do colo do útero é um grande causador de sofrimento e adoecimento cada vez mais precoce na população feminina. É uma doença grave e passível de prevenção, por isso a importância de falarmos tanto neste assunto.
Com esse objetivo o Instituto São José, apresenta a entrevista da médica patologista que atende no Pronto Socorro diariamente, Dra. Cinthia Keli Somariva CRM 26712-PR, aonde ela relata quais são as causas deste tipo de câncer, como é feito seu diagnóstico e quais as formas de prevenção:
“As causas do câncer do colo do útero são o tabagismo, fatores genéticos, imunológicos e principalmente a infecção pelo vírus HPV – Papilomavírus humano.
O diagnóstico do câncer do colo do útero é realizado através do exame especular com coleta de material e análise das células presentes (exame de Papanicolau). A detecção precoce é a melhor forma de encontrar lesões em fases iniciais e possibilitar maiores chances de tratamento.
A principal forma de prevenção é a vacinação para meninas e meninos de 9 a 14 anos, disponíveis nas unidades básicas de saúde. Para as mulheres, além do exame do colo do útero uma vez por ano, diminuir o contato com o HPV com o uso da camisinha, cessar o tabagismo, evitar a iniciação sexual precoce e a multiplicidade de parceiros, usar anticoncepcionais com cuidado e orientação médica, fatores que podem ser de risco preveníeis.
A médica Dra. Cinthia, alerta a todas as mulheres que tenham ou já tiveram exposição sexual, inclusive grávidas, homens trans e pessoas não binárias, devem fazer o exame preventivo. Realizando preferencialmente todos os anos ou conforme a orientação médica e de enfermagem.
É muito importante, além de realizar o exame, buscar seu resultado e mostrar o resultado para o profissional médico e de enfermagem. Se detectadas alterações, existem protocolos de tratamento e cada caso deve ser avaliado individualmente e orientado pelo médico”, finaliza Dra Cinthia.
A prevenção é um gesto de amor à vida!